O Rio será a primeira cidade do Brasil a receber a exposição @NossaLingua, o primeiro documentário feito em colaboração por países de língua portuguesa, todo filmado em smartphones.
Além da exposição de fotos, que começa hoje, às 19h, no Centro Carioca de Design, na Praça Tiradentes, a primeira parte do documentário, filmada em Brasil, Cabo Verde e Portugal, será lançada no primeiro semestre de 2016, com entrevistas como a do escritor moçambicano Mia Couto...

 

Link O Globo

O @NossaLíngua é o primeiro documentário fotográfico realizado colaborativamente no mundo via Instagram envolvendo países e comunidades de quatro continentes que falam português. O resultado dessa iniciativa estará no livro que leva o mesmo nome, e reúne 100 imagens selecionadas por uma equipe de curadores nacionais e internacionais, e mostra o cotidiano dos povos ligados pela mesma língua. O lançamento acontece no dia 16 de dezembro, quarta-feira, às 19h, no Centro Carioca de Design (Praça Tiradentes, 48, Centro), no Rio...

 

Link Boletim Leituras

Criar uma história comunitária sobre a nossa língua, aquilo que temos em comum apesar de sermos países tão diferentes,   é o principal objetivo do projeto Nossa Língua.

Criado por um grupo de brasileiros o projeto tem o intuito de contar a história da língua portuguesa em imagens, reunir as fotografias postadas pelos lusófonos que possuem conta no Instagram  e que posteriormente integrarão um documentário virtual...

 

Link do IILP

Logo no primeiro encontro, você percebe que Luciane Araújo é uma pessoa criativa. Idealizadora do projeto documental Nossa Língua, a publicitária – mas produtora cultural de coração – começou no Instagram trocando figurinhas com usuários de outros países de língua portuguesa e resolveu levar o projeto a sério. Dona de uma agência de publicidade, a NDI, Luciane já estava à frente de um outro projeto muito conhecido por quem curte fotografia e redes sociais, o Rio 365. Com uma mesma equipe de parceiros, a AG365 e aprovação da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto documental promete transmitir ao público um olhar antropológico sobre as diversas culturas espalhadas pelo mundo que, ao seu modo, se comunicam através da língua portuguesa.

Ficou curioso? Confira a entrevista que fizemos com Luciane e acompanhe o projeto...

 

Link Utilitá

 

RIO — Basta um clique e um compartilhamento. Em poucos minutos, milhares de pessoas de quatro continentes se empenham em falar, literalmente, a mesma língua por meio de imagens e vídeos sobre um certo assunto, no Instagram. O português que os une a cada desafio lançado pelo projeto Nossa Língua (@nossalingua) já é o terceiro idioma mais usado nas redes sociais, observa a publicitária Luciane Araújo, à frente do movimento cultural viabilizado pelas empresas Núcleo da Ideia (NDI) e AG365, situadas na Barra.


Link O Globo